10 Principais Pontos Turísticos do Vale do Taquari

Localizado na região central do Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari é composto por 36 municípios . O mesmo tem mais de 350 mil habitantes, a grande maioria de origem alemã, italiana ou açoriana.

Possui uma malha aero, rodo, ferro e hidroviária que coloca a região numa posição estratégica favorável ao desenvolvimento sócio-econômico.

Rodeado por Vales e montanhas, e circundado pelas águas do Rio Taquari, possui uma gastronomia farta e variada, com cafés, restaurantes, pizzarias, agroindústrias, artesanato, compras, religiosidade e festas típicas, natureza exuberante e clima Ameno, aliado a hospitalidade interiorana, denominando-se Vale do Acolhimento.

Rotas e roteiros para conhecer amar, e explorar cada vez mais. Contemplar a natureza é estar aqui, a vasta fauna e flora, convida para momentos inesquecíveis ao ar livre, em meio ao verde onde homens, pássaros, árvores e Flores convivem em harmonia.

Belíssimas cascatas encantam os turistas, que podem banhar-se em águas cristalinas no verão.

Para os Amantes de Aventura, automobilismo, prática de esportes radicais, trilhas ecológicas, caminhada radicais, salto guiadas e parques, mostram as riquezas da região.

A arquitetura moderna e o antigo se mistura por aqui. Conservados através de casarões, Moinhos e museus Centenários.

Os túneis e viadutos também guardam parte dessa história. Além da religiosidade presente nas grutas, capitais, santuários, monumentos e igrejas, que demonstram intenção fé da comunidade.

A seguir vamos enumerar os 10 principais pontos Turísticos do Vale do Taquari. Vais entender por que este lugar tem atraido milhares de turistas a cada ano que passa.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Localizada entre as praias dos Sonhos e do Cibratel, a gruta nossa senhora de Lurdes foi construída na década de 60, e é considerada a maior gruta da América Latina, com mais de 30 metros de largura, 3 metros de altura e 115 metros de comprimento. Atualmente é um dos melhores cartões postais do vale do Taquari.

No segundo domingo de fevereiro de cada ano, acontece uma grande peregrinação no local. O evento conta com a  participantes de pessoas de todo Brasil e alguns estrangeiros.

 

Lagoa Armênia

Lacalizada perto da praça da matriz, a lagoa Armênia é o principal cartão postal da cidade de Taquari . É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, com uma excelente paisagem, propícia para um passeio, caminhada, namorar ou apenas conversar com os amigos.

Nos finais de ano, a lagoa Armênia torna-se o local do maior evento da cidade, “o Natal Açoriano em Terra Gaúcha.”

 

Casa do Artesão

Fundada em Junho de 2003, a casa do Artesão é o espaço onde os Artesãos locais expoem as suas obras de arte e as comercializam. A Casa do Artesão cria oportunidades, busca parcerias e disponibiliza cursos para seus sócios, integrando-os e aperfeiçoando-os, contribuindo para o desenvolvimento local.

Museu Costa & Silva

Localiza-se na antiga casa do presidente Arthur da Costa e Silva e sua família. Pode-se encontrar no museu pertences antigos da família, do próprio Presidente, bem como outras peças que fizeram parte desta micro-história brasileira e de Taquari.

 

Camping Municipal

Localizada na encosta do Rio Taquari, o Camping Municipal é uma das áreas de lazer mais preferidas de Taquari. O Camping é um grande parque público arborizado, onde há locais para acampamento e acesso ao rio Taquari.

É rodeada por alguns bares e restaurantes, onde além de bebidas pode-se comprar petiscos de peixe e carnes diversificadas. As sombras das ávores e o canto dos pássaros exóticos fazem a sua viagem ser ainda mais memorável.

No Camping Municipal também realiza-se esportes radicais, como Rodeios (segunda semana do mês de Março) , Motocross, esportes náuticos, entre outras atividades.

 

Praça da Matriz

Localizada defronte da igreja matriz e próximo a Lagoa Armênia, é um dos principais ponto de encontro das pessoas eTuristas na cidade de taquari. Tem decoração com colunas e arcos de tijolo. É um monumento ao General Farroupilha David Canabarro e ao jornalista A. Saraiva.

É uma praça Bonita, Enfeitada com lindas flores. O local é circundado com alguns prédios seculares, e uma calmaria que “purifica o coração”

 

Biblioteca Municipal de Taquari

Localizada na Rua Cônego Tostes, 1690, a Biblioteca Municipal de Taquari foi fundada em 1911 pelo padre Manoel Campo Romero. Com quase 109 anos de existência, a Biblioteca conta com mais de 20 mil livros, e mais de mil leitores cadastrados. A grande maioria dos exemplares é oriunda de doações feitas por colaboradores.

Biblioteca Municipal de Taquari atende diversas crianças das escolas do município, e tem como o principal objetivo incentivar a prática da leitura entre os mais jovens.

Morro do Carapuça

Com cerca de 264 metros de altura, o Morro do Carapuça localiza-se na localidade de Amoras. No seu ponto mais alto, o morro oferece aos visitantes uma vista panorámica sensacional.

O Morro oferece aos visitantes um gosto de aventura e um maior contato com a natureza. Também existe uma trilha para a Toca Ventosa, uma abertura nas rochas do morro que ganhou esse nome pelo vento fresco que sai do local.

O Morro do Carapuça é formado por algumas propriedades particulares, mas os donos das terras deixam o acesso livre a visitantes.

 

Park Nativo

Inaugurado em novembro de 2002, o Park Nativo é um dos balneários mais movimentados do Vale do Taquari. Possui diversas piscinas para crianças e adultos, além do parque aquático com tobo-águas, também tem lugares para fazer um bom churrasco e tem um Hotel belíssimo..

É um Lugar acolhedor com ambiente familiar, que no verão recebe vários turistas e população nativa, que procuram o local para se refrescarem.

O Park funciona da Terça-feira a Domingo, nos horários compreendidos entre as 8:00 horas às 18:15.

 

Praça Dom Pedro II

Localizada no bairro da Praia, entre várias árvores e antigas palmeiras, a Praça Dom Pedro II é circundado por um grande jardim, bancos e área de recreação. Nesta praça encontra-se a primeira estátua erigida no Brasil em homenagem a D. Pedro II. É uma belíssima estátua em granito e bronze, que retrata o Imperador em pose pensativa, trabalho do escultor francês Jean Magrou, inaugurada em 1911.

O post 10 Principais Pontos Turísticos do Vale do Taquari apareceu primeiro em Turismo Barrato.


10 Principais Pontos Turísticos do Vale do Taquari publicado primeiro em http://turismobarrato.com

Comentários